quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Visita de Estudo Casa da Criança - Santa Casa da Misericórdia
Caros formandos,
a visita de estudo à Casa da Criança foi agendada para dia 26 de Janeiro pelas 10h da manhã, sendo que nos encontraremos às 9h30 na nossa sala de formação.
O objectivo da visita é desenvolver actividades com base na identificação das áreas de conteúdo da educação pré-escolar.
Ou seja, cada um dos quatro grupos, vai ficar responsavel por desenvolver , durante as sessões de formação, uma actividade prática dentro de uma àrea de conteúdo da educação pré-escolar.
No dia da visita de estudo, cada grupo vai trabalhar com os meninos a actividade que previamente desenvolveram. Iremos trabalhar na Sala dos 5 anos, em que cada grupo trabalhará com 5 meninos.
As àreas de Conteúdos são:
1.Conhecimento do Mundo,
2.Expressão e Comunicação - Leitura e Escrita,
3.Expressão e Comunicação - Matemática,
4.Desenvolvimento Social e Pessoal.
Distribuição das àreas de conteudos pelos vossos grupos de trabalho:
1.Conhecimento do Mundo - GRUPO 1
2.Expressão e Comunicação - Leitura e escrita - GRUPO 2
3.Expressão e Comunicação - Matemática - GRUPO 3
4.Desenvolvimento Social e Pessoal - GRUPO 4
Conteúdo que podem ser abordados dentro das àreas de conteúdos:
1.Conhecimento do mundo
Esta área enquadra-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Leva a criança a contactar com novas situações como forma de descoberta e exploração do mundo.
CONTEÚDOS
-Sensibilizar a criança para a observação e conhecimento do mundo que a rodeia;
-Favorecer o contacto directo com a natureza
-Estimular hábitos correctos de postura durante as refeições
-Fomentar cuidados de higiene, saúde
-Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação
-Encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada;
-Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde;
-Sensibilizar a criança para a importância da reciclagem e separação do lixo na preservação do ambiente.
-Promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis
-Sensibilizar para a segurança, o respeito e os bons hábitos
- Areas de expressão e comunicação
Expressão e Comunicação
Esta área, engloba as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e simbólico que determinam a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem.
2. Leitura/ Escrita
-Promover a adequação do discurso à realidade;
-Promover a correcta articulação das palavras;
-Proporcionar ocasiões de diálogo;
-Incentivar á leitura.
-Estimular a comunicação oral;
-Desenvolver a linguagem
-Incutir o gosto por ouvir histórias
-Estimular a criança a dialogar
-Interpretar imagens
-Desenvolver a atenção auditiva
-Adquirir competências de pré - escrita
-Exercitar grafismos
-Enriquecer o vocabulário
-Criar e interpretar histórias
-Reconhecer as vogais
3. Matemática
-Desenvolver o raciocínio lógico matemático
-Desenvolver a observação
-Identificar e nomear as formas geométricas;
-Agrupar objectos segundo uma propriedade
-Identificar números
-Associar quantidade ao número
-Reconhecer símbolos
-Introduzir a noção de zero
-Estabelecer associações
-Desenvolver a capacidade de seriação
-Desenvolver a capacidade de selecção e classificação
-Desenvolver a capacidade de comparação
-Desenvolver noções temporais
-Desenvolver a capacidade de compreensão
-Desenvolver noções espaciais
4.Desenvolvimento pessoal e social
É uma área que permite contribuir para promover nas crianças atitudes e valores, que lhes permitam tornar-se cidadãos conscientes e solidários, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário
CONTEÚDOS
• Favorecer a autonomia
• Incentivar a auto - confiança
• Estimular a criança a expressar sentimentos e emoções
• Incutir o respeito por escutar o outro
• Promover o sentido de responsabilidade
• Favorecer a socialização
• Desenvolver estratégias para resolver problemas
• Incutir o respeito pelas regras
• Contribuir para a auto - estima
• Identificar e observar factores que contribuem para a degradação do meio ambiente
• Desenvolver formas de harmonização de conflitos
• Promover educação de valores, no sentido da procura do bem próprio e do bem colectivo
• Desenvolver atitudes de respeito, colaboração, ajuda e cooperação
• Aceitar as pequenas frustrações e manifestar uma atitude positiva, tendente a superar as dificuldades que se apresentem na vida quotidiana
No próximo dia de formação, explico tudo melhor e distribuo em fotocopia estas informação.
Espero que encarem este desafio, como uma actividade desafiadora à vossa imaginação e criatividade e não se esqueçam que quanto melhor ficar o vosso trabalho mais as crianças irão aprender e devertir-se.
Podem tabem tirar ideias a partir dos trabalhos da minha turma antiga, cujas imagens se encontram aqui no blogue, coloquem na pesquisa: AREAS DE CONTEUDOS DA EDUCAÇÃO PRE ESCOLAR.
Formadora Liliana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário