sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Resultado actividade nº 5 Técnicas de Animação



Caros formandos,
mais uma actividade facílima, só é preciso uma rola, um palito grande, cartolina, cola, decoração a gosto e muita imaginação.

Formadora Liliana

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MODELAGEM DE BALÕES







Caras formandas,
como gostaram tanto da modelagem de balões resolvi ir procurar alguns exemplo que ensinam a modelar balões.
Só se aprende experimentando, comprem balões e treinem :)

Formadora Liliana


Resultado Actividade nº 4 Técnicas Animação MARCADORES DE LIVROS



Caras formandas,
aqui estão as vossas abelhinhas e os vossos sapinhos marcadores de livros.
Ficaram bem e foi uma actividade facilima para realizar com crianças (catolina, marcadores de feltro, papel autocolante transparente, arame o clips e depois é só cortar pelo molde e pintar ).

Formadora Liliana

Workshop Pinturas Faciais e Modelagem de Balões

A Animadora e  Spider Man

O Spider Man com a mãe

Pintura corporal
Pintura facial parcial
Pintura Facial - O nosso palhacinho com a mãe
Pintura Facial - O nosso Homem Aranha
Pintura Facial - A nossa Hello Kitty

Caras formandas,
Aqui estão as fotos das pinturas faciais que a Animadora Sofia Tulha realizou.
Tenho a certeza que vocês adoraram este workshop.
Foi giríssimo, muito interessante e aprendeu-se muito sobre as pinturas e a modelagem de balões (não temos é fotos dos balões...)

AMIGA, muito obrigada pela tua amabilidade e disponibilidade, adorei o workshop, aliás adoramos todas, foi pena não termos mais tempo para as formandas puderem ter a experiência de fazerem elas mesmo, mas é assim, o que é bom acaba depressa e as 3h passaram a voar. Muitos beijinhos e Obrigada :)

Ah, e não nos pudemos esquecer dos nosso pequeninos, que se portaram lindamente!!!

Já Sabem quando quiserem animar a festa de aniversário dos vossos filhos, contactem a Animadora Sofia Tulha - Cores e Purpurinas, vão ver que não se arrependem!!

Formadora Liliana

terça-feira, 12 de outubro de 2010

AREAS DE CONTEUDOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Final da Visita de Estudo
Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3



Caras formandas,
aqui estão os vossos trabalhos.

O primeiro grupo realizou um trabalho relacionado com a área de conteúdo - Conhecimento do Mundo - que consistiu em relacionar diferentes imagens, por exemplo, relacionar o animal com a sua alimentação, e também, relacionar imagens com cores.

O segundo grupo realizou um trabalho dentro da área de conteúdo - Expressão e Comunicação - construíram um quadro onde as crianças realizarão contas de somar e subtrair e também um dominó que permite formar palavras.

O terceiro grupo teve como base área de conteúdo - Desenvolvimento Social e Pessoal - construiu um jogo da "glória"  que contem diferentes imagens relacionada com as atitudes correctas e incorrectas das crianças. As crianças serão os próprios pinos do jogo, apenas terão que lançar o dado - que também foi construído pelo grupo.


Muito bem, estou muito contente com os vossos trabalhos, foram muito originais, são todos muito pedagógicos e estou certa que as crianças do infantário que vamos visitar vão adora.

Atenção, este trabalho foi muito importante na vossa aprendizagem e consequentemente na vossa avaliação, pois este é um dos objectivos pedagógicos deste módulo - Planificar e desenvolver actividades com base na identificação das áreas de conteúdo da educação pré-escolar.

Tenho a dizer que vão todas ter muito boa nota. PARABÉNS.


FORMADORA Liliana

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Workshop Pinturas Faciais e Modelagem de Balões



Caros formandos,
este workshop é na próxima 5ª feira pelas 10h00.
Bem, visto que ainda não houve inscrições para virem crianças participar,
fica aqui o meu convite à filha da Carla e ao filho da Lenita - foram as únicas formandas que me falaram se podiam trazê-los.
Se mais alguem quiser trazer o seu filho avisem-me.


Formadora Liliana

Visita de Estudo - Turma de Continuação





Caras formandas da turma de continuação,

Já está marcada a nossa visita de estudo ao infantário "O fruto" -
Na próxima terça-feira dia 19 de Outubro pelas 10h00.

ATENÇÃO: Não se esqueçam dos trabalhos que realizamos para levar à visita e
Não se esqueçam das vossas batas.

Formadora Liliana

Cartazes







Caros formandos,
os vossos cartazes sobre as diferentes temáticas que já abordamos na formação.

Formadora Liliana

Resultado da actividade nº2 Técnicas de Animação



Caras formandas,
aqui estão as vossas malinhas
Ficaram muito giras e coloridas
BOM TRABALHO!!!!

Formadora Liliana

sábado, 9 de outubro de 2010

Actividade nº3 Técnicas de Animação

Caros formandos,
este será o 3º trabalho que vamos fazer e chama-se Técnica Stencil.

É um trabalho facílimo de fazer  e permite às crianças usar a sua imaginação e criatividade.
1º Utilizamos um acetato onde será feito o nosso molde.
2º Desenhamos o objecto/animal que pretendermos no acetato.
3º De seguida recortamos o objecto/animal.
4º Por fim, escolhemos a superfície que pretendemos decorar (pode ser um azulejo, um vaso, uma tela, uma parede, etc) e  por fim com uma esponja pintamos com tinta acrílica.


Fácil não é?!

Formadora Liliana

Actividade nº 2 Técnicas de Animação


Caros formandos,

No próximo dia de formação, segunda-feira, vamos colocar em prática a nossa habilidade para os trabalhos manuais com materiais reciclados.

Vamos fazer esta mala giríssima, muito simples de realizar e com materiais tão simples: cartão, pacote de leite ou sumo, papel autocolante e a decoração fica à vossa imaginação.

Uma excelente sugestão para realizar com as crianças para oferecer no dia da Mãe.

Divirtam-se :)

Formadora Liliana

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Actividade nº1 Técnicas de Animação


Caros formandos,
iniciamos hoje o módulo de Técnicas de Animação,
vamos começar as actividades práticas com trabalhos realizados com PASTA DE PAPEL - uma moldura, um copo e pequenas peças para enfeitar a moldura.

Fazer pasta de papel é muito fácil, prático e as crianças adoram pôr as mãos na massa :)


1. Cortam-se pedacinhos de papel e cartão (de embalagens fininhas) para dentro de um
alguidar.
2. Junta-se água quente e deixa-se de molho até o papel se desfazer. (Se houver ainda
pedaços muito grandes, triturar.)
3. Com a mão, retira-se o papel amolecido para dentro de um pano. Aperta-se bem o pano
para que toda a água saia.
4. Coa-se a água do alguidar com um passador, aproveitando-se assim todos os pedacinhos
de papel.
5. Coloca-se a massa de papel num recipiente e junta-se um pouco de cola de madeira
(branca). Amassa-se bem e utiliza-se de imediato.


 No final, vamos colocar aqui no blog uma foto dos vossos trabalhos.

Espero que gostem.


Formadora Liliana

ENURESE NOCTURNA




A Enurese Nocturna Primária é a emissão involuntária de urina durante o sono.

Principais causas da enurese nocturna (diferença entre crianças que sempre molharam e as que já não molhavam):
 Em crianças que sempre molharam:
 Sistema urinário imaturo,
 Padrões de sono não consolidados,
 Bexiga pequena,
 Insuficiente produção de hormona (ADH)
 Dificuldade de despertar o sono profundo.


Em crianças que já não molhavam:
 Mudança, ruptura ou stress,,
 Viagem em família,
 Alteração de rotina,
 Doença com pouca gravidade,
 Um dos pais longe em trabalho,
Acontecimento novo (mudança de casa ou novo bebé na família),
 Quando a criança está prestes a dar um novo passo no seu desenvolvimento.

Exercícios para controlar a bexiga:
 Segurar a urina por alguns minutos,
 Parar o fluxo e deixar correr de novo várias vezes,
 Exercite-o para se levantar e ir à casa de banho de noite.

Como ajudar a criança:
 Cubra o colchão com um resguarde,
 Não dramatizar,
Deixar umas luz de presença,
Fazer chichi antes de ir dormir,
Limitar as bebidas depois de jantar,

O que não deve fazer?
Nunca falar nesse assunto a ninguém sem a autorização da criança,
Nunca castigar a criança por molhar a cama,
Nunca fale do problema da criança em público,
Nunca envergonhe ou humilie uma criança que molhou a cama,
Não mostrar contentamento ou fazer elogios por uma noite sem a cama molhada (podem fazer o efeito contrário).

Módulo Regras básicas nutrição, higiene, segurança e repouso
Grupo - Lenita, Bina, Xana, Fernanda, Ana Paula,