terça-feira, 2 de novembro de 2010

Segurança e Qualidade na Creche


A segurança numa creche é um factor da máxima importância a ter em conta quando pensamos em integrar os nossos filhos num desses espaços.


Temos que ter em atenção as áreas de risco, meios de combate a incêndio e estruturas que permitam uma evacuação rápida caso haja necessidade.

O aquecimento regulado não deverá libertar gases tóxicos, O sistema eléctrico de aquecimento ou outras máquinas devem estar protegidas ou fora do alcance das crianças.

Pavimento e paredes deverão ter acabamento liso, nivelado, isolado termicamente, não escorregadio e não inflamável.

Para se obter uma boa qualidade de permanência das crianças na creche, devemos ter em atenção a parte alimentar, que deverá de preferência ser elaborada com a colaboração de uma nutricionista. A nível da higiene pretende-se que esta esteja instalada consoante as regras estabelecidas, tendo em conta as diversas idades das crianças.

Torna-se necessário que a sua estadia na creche, seja preenchida com diversas actividades sendo que para isso se torna necessário um espaço exclusivamente destinado á aprendizagem e á brincadeira, consoante as diversas idade, não esquecendo também o espaço de repouso, sendo que o berçário só pode albergar 8 crianças no máximo, e deve ter uma área mínima de 2m2 por criança, assim como uma sala-parque para os tempos activo.

O espaço de preparação dos alimentos deverá estar fisicamente separado da sala das refeições não esquecendo um espaço de dispensa para arrumar os alimentos, diferente daquele onde se guardam os produtos de limpeza.

É essencial que o pessoal seja qualificado tendo pelo menos:

• 1 Educador e 1auxiliar para cada 8 bebés no berçário.

• 1 Educador e um auxiliar para cada 10 crianças os 12 aos 24 meses.

• 1 Educador e dois auxiliares para cada 15 crianças dos 24 aos 36 meses.

Temos que ter em conta se no pessoal que trabalha com as crianças frequenta programas de “reciclagem”.

A escolha de uma creche para os nossos filhos deverá ser uma extensão do nosso lar que contribua de uma forma saudável para o seu crescimento e desenvolvimento.

Modelos Pedagógicos e Áreas de Conteúdos
(Marília, Fátima, Maria José, Anabela)

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