terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Creche e jardim infancia

O que é uma creche?


Uma creche é um estabelecimento de acolhimento de crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.

Na hora de decidir onde colocar os filhos os pais devem ter em atenção as condições das creches, as quais devem obedecer a vários factores tais como: a localização, a empatia sentida com os funcionários, a distribuicão dos espaços e as normas de segurança.

As creches devem estar localizadas em aglomerados urbanos de fácil acesso e dotadas de infra-estruturas de saneamento básico, electricidade, àgua , telefone, boa exposição solar e afastadas de áreas poluídas e ruidosas, onde existam também serviços de saúde e outros espaços socioeducativos como piscinas, jardins ou ginásios.

As instalações das creches devem estar preparadas tanto no exterior como no interior para receber crianças com mobilidade condicionada, o espaço deve ser independente, com boas condições de acesso e segurança em caso de emergência, as salas devem ter boa iluminação, arejamento natural e aquecimento adequado às crianças.

Os acabamentos devem ser lisos, nivelados,com material impermeável e isolado termicamente, de fácil lavagem, não escorregadio e não inflamável. Quanto às paredes devem ser impermeáveis e laváveis até uma altura mínima de 1,20m acima do pavimento.

A copa de leites destina-se à preparação de biberões e papas e deve estar equipada com uma bancada de trabalho, lava-loiças, frigorífico, fogão eléctrico e esterilizador de biberões.

A cozinha onde se prepara a alimentação das crianças deve estar fisicamente separada da sala de refeições, a despensa para arrumar os alimentos deve estar separada do local onde se guardam os produtos de limpeza.

Uma boa creche deve dispor de uma sala própria com uma área aproximada de 0,70m2 por criança, mas de área total nunca inferior a 9m2 na sala de refeições. Outra zona importante é a parte do berçário que deve possuír uma bancada com tampo almofadado, base com

um chuveiro manual com àgua quente e fria, arrumos para produtos de higiene e prateleiras ou gavetas para roupa de muda:

-a base dos chuveiros dos mais "crescidinhos" deve ter o fundo a 0,40cmn do chão, uma grelha e um chuveiro manual com misturador de àgua corrente quente e fria, um fluxómetro e uma torneira de àgua fria.

-uma zona de bacios e um local para serem arrumados.

-lavatórios e sanitas de tamanho infantil,um lavatório por cada 7 crianças e uma sanita por cada 5 crianças.

A sala de berços só pode albergar oito crianças no máximo e deve ter uma área mínima de 2m2 por criança, a sala parque deve ter uma área mínima de 2 m2 por criança.

As salas de actividades são um espaço exclusivamente destinado à aprendizagem e brincadeira e devem ter uma área mínima de 2 m2 por criança, uma por cada grupo de crianças desde que comecem a andar até aos 24 meses (10 crianças no máximo), e uma por cada grupo de crianças entre os 24 e 36 meses (15 crianças no máximo ).

As salas devem ter uma área mínima de 2,5 m2 por criança e no máximo 10 crianças por sala.

Devem existir também zonas de acolhimento e recepção das crianças e respectivas famílias, vestiários para as crianças, um nucleo administrativo, espaço para acolher crianças que adoeçam subitamente, uma área exterior para actividades ao ar livre, arrumos, o tratamento de roupas deverá ser feito numa área própria.

Na creche deve existir um gabinete do director onde se encontram os arquivos administrativos e do expediente relacionados com a gestão financeira e do pessoal, pode servir também para receber e atender crianças e familiares.

Além disso deverá existir tambémum gabinete e instalações sanitárias com lavatórios, sanitas e chuveiros destinados aos funcionários.

Todas as creches têm de ter toda a documentação obrigatória e afixada em local bem visível , a licença ou autorização provisória de funcionamento para o exercício da actividade, bem como o mapa de pessoal, os horários, o nome do director técnico , o horário de funcionamento do estabelecimento, o regulamento interno, a minuta do contrato , o mapa semanal das ementas, o precário com os valores mínimos e máximos e ainda o da comparticipação financeira do Estado nas despesas de funcionamento.
 
Quais os requisitos mais importantes para ser um bom jardim de infância e podermos colocar lá os nossos filhos ?


Jardins-de-infância são estabelecimentos de educação pré-escolar, onde estão inseridas crianças dos 3 anos de idade até ao ingresso do ensino básico. Tanto nas creches como nos jardins de infância existem regras comuns a todos os estabelecimentos públicos e privados.

Os pais devem escolher o jardim de infância onde possam inserir os seus filhos desde a creche até ao 1º ciclo do ensino básico e de preferência na localidade onde residem, tendo em conta os locais de fácil acesso, longe de lugares perigosos tais como: sob linhas aéreas de transporte de energia, perto de fábricas de produtos tóxicos, lixeiras, aterros sanitários, encostas perigosas e pedreiras, na proximidade de aeroportos e estabelecimentos militares, etc.

As instalações devem obedecer a vários requisitos tais como: devem estar preparadas tanto no interior como no exterior para receber crianças com deficiencia, ter boa visibilidade,deve existir o máximo de segurânça e protecção tanto para as instalações como para as crianças ,é essencial que existam extintores distribuídos pelas areas mais comuns tais como: cozinhas, corredores e principalmente junto às salas de actividades,sendo que estas devem ter acesso directo à rua, caso haja necessidade de evacuação, já que existem crianças de tenra idade. As vedações e as guardas utilizadas nas escadas , janelas, varandas e etc, devem ser resistentes e esteticamente agradáveis , e ter uma altura de protecção adaptadas às crianças que as vão utilizar.

Para evitar acidentes as instalações e os equipamentos devem estar devidamente protegidos e seguros de modo que as crianças não tenham acesso a eles, nos acabamentos dos pavimentos e paredes devem ter em conta que o material não seja tóxico e não seja inflamável,não devem apresentar arestas cortantes, nem esquinas que possam aleijar as crianças, o piso deve ser adequado para não haver escorregadelas e quedas.

Em todos os jardins de infância devem existir espaços obrigatórios tais como: uma sala de refeições, casa de banho divididas por sexos, com sanitas e lavatórios adaptados às idades, gabinetes, casa de banho para os funcionários e sala de reuniões, sala polivalente, salas de actividades, espaço exterior com equipamentos e zona para brincadeiras, o mobiliário tem que ser sólido, estável e de fácil conservação e limpeza ,deve haver também um espaço para arrumar materiais de limpeza.

Na sala polivalente além do equipamento necessário para as brincadeiras, deve existir também um espaço para as crianças mais pequenas poderem dormir um pouco, na sala de refeições deve haver muita limpeza e higiene, as crianças devem estar sempre acompanhadas, antes e depois das refeições devem fazer a sua higiene (mãos e dentes).

Os recreios ou espaços de jogos devem conter: caixa de areia, baloiços e escorregas, bolas, arcos e ringues para as crianças brincarem. Em cada sala não devem existir mais de 15 crianças por educador isto caso eles tenham 3 anos de idade.

Dentro dos jardins-de-infancia deve existir também o apoio à família, ou seja o serviço de almoço e o prolongamento de horário e em alguns casos haver também o apoio a famílias mais desfavorecidas. No transporte escolar que por vezes é feito em autocarros as crianças devem ter todas as normas de segurança e devem ser acompanhadas no percurso por um auxiliar escolar.

Como em todos os estabelecimentos , nos jardins de infância deve existir um livro de reclamações , caso os pais precisem de denunciar qualquer coisa que esteja a infringir as regras básicas.
 
Modelos pedagógicos e areas de conteudos
Margarida e Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário