Creche
Localização
-Acesso fácil
-Infra-estruturas boas
-Boa exposição solar
-Insonorizadas
-Localização central
Condições de instalação
-Edifício soalheiro
-Ventilado e arejado
-Rés do chão máximo 2 andares
-Subcave apenas para serviços de apoio
-Previamente preparado para receber crianças com necessidades especiais a nível físico
-Construção funcional e eficaz para evacuações de emergência
Salas de permanência deverão ter
-Arejamento e iluminação natural
-Aquecimento adequado
Documentação visível
-Licença autorizada
-Mapa do pessoal e respectivos horários
-Nome de director técnico
-Horário do estabelecimento
-Regulamento interno
-Mapa das refeições semanais
-Preçário normal
-Compartição do estado
Protecção e segurança
-Marcar as áreas de risco
-Combate a incêndios
-Evacuações rápida e em segurança
-Sistema eléctrico e outras maquinarias fora do alcance das crianças
Espaços obrigatórios
-Copa de leites devidamente equipadas
-Cozinha separada da sala de refeições (questões de segurança)
-2 dispensas uma para limpeza e outra para alimentos
-Sala de refeições com uma área total inferior a 9m2
-Instalações sanitárias devidamente equipadas
Berçário
-A partir dos 4 meses ate começar a andar, 8 crianças máximo
-Área mínima de 2m2/criança
-Sala parque
Sala de actividades
-Tem de ter uma sala de aprendizagem e brincadeiras com 2m2/criança
-1 sala com 10 crianças ate aos 2 anos
-1 sala com 15 crianças dos 2/3 anos
Gabinete do director
-Deve guardar os arquivos do estabelecimento e administrativos
-Pode receber os pais
Outros espaços
-1 espaço destinado ao pessoal com instalação sanitária e armários
-1 sala para receber e entregar crianças
-1 sala com cabides individuais para as crianças
-1 área exterior ara actividades ao ar livre
Equipamento e material
-Material necessário para todas as idades, cómodos e seguros
-Mesas e cadeiras
-Uma banca com torneira
-Berços individuais com altura suficiente para um adulto estar ao nível da criança em pé
-Armários fechados e outros abertos de fácil acesso
Condições gerais
-Prepara uma avaliação periodicamente
-Copias do regulamento para serem entregues aos paus
-Inscrição com documentos sobre a criança
Alimentação
-Alimentação variadas
-Bem confeccionada
-Com qualidade
Direcção técnica
-1 elemento com formação adequada e com competências para gerir o estabelecimento
-Auxiliares suficientes para atender as crianças
-Educadores com formação
-1 educador e 1 auxiliar para 8 bebes
-1 educador e 1 auxiliar para 10 crianças com 2 anos
-1 educador e 2 auxiliares para 15 crianças com 2/3 anos
Manutenção e fiscalização
A gestão faz parte desde 1999 das competências das autarquias
Jardim de Infância
Localização
-Acesso fácil
-Integrados noutros equipamentos colectivos, por exemplo Creche e Primária
-Não se encontrar perto de outros Jardins, nem em zonas com influência maléfica para as crianças, como por exemplo, linhas áreas, industrias, lixeiras, etc
Condições de instalação
-Boa iluminação
-Rés do chão com salas
-Subcave apenas para serviços de apoio ou sanitários
-Previamente preparado para receber crianças com necessidades especiais a nível físico
-Construção funcional e eficaz para evacuações de emergência
Protecção e segurança da instalação
- Para estar bem protegido as zonas de risco devem estar separadas das salas, como a cozinha e a biblioteca
- Extintores suficientes
- Vedações e guardas com altura e resistência adaptada á segurança da criança
-Sistema eléctrico e outras maquinarias fora do alcance das crianças
Acabamentos dos pavimentos e paredes
-Pavimentos confortáveis e resistentes
-Não haver esquinas ou áreas cortantes
-Devem ser aplicados de modo a não provocar lesões ás crianças
Espaços obrigatórios
-vestiário com cabides individuais
-Cozinha
-2 espaços diferentes: uma para limpeza e outra para arrumação
-Sala de refeições
-Instalações sanitárias devidamente equipadas
-Área externa
-Espaço para os adultos com instalações sanitárias
Salas polivalentes têm de ter
- Mesas e cadeiras
- Armários fechados e abertos para guardar material
- Caixote para o lixo
- Materiais didácticos
Refeitório
-Limpo
- As crianças devem ser acompanhadas por um adulto durante a refeição (consoante o numero de crianças)
Recreio
- Vigiados por adultos conforme o número de crianças
- Caixa de areia
- Parque para brincadeiras com material específico (ex: escorrega, pneus, arcos, etc)
- Utensílios de jardinagem e rega
Lotação
-Sala deve ter entre 20 a 25 crianças
-Excepções: * Não mais de 12 crianças por educador num grupo homogéneo com crianças de 3 anos
* Zona de baixa população que pode ser estabelecido adopção de modalidades alternativas
Equipamentos
- Material resistente e cómodos para todas as idades
- Banca com lavatório e torneira
Mobiliário
- Resistentes
- Fácil limpeza e mobilidade
- Indispensável: * cavalete de pintura
* Espelho
* Expositor de livros
* Arca
* Quadros de porcelana ou ardósia
Material didáctico, de apoio e de consumo
- Resistentes, polivalentes, variados
- Agradável aos sentidos
- Material didáctico: * jogos de construção
* Puzzles
* Balança e acessórios de cozinha
* Jogos variados
* Fantoches
* Materiais de música
* Material para experiencias
* Livros
* Casinha das bonecas
* Carrinhos
* Tapete
- Material de apoio: * caixa de 1º socorros
* Aparelhagem de som e vídeo
* Máquina fotográfica
- Material de consumo: * o essencial para manuseamento das crianças para o dia-a-dia (ex: papel, tesoura, lápis, etc)
Condições gerais
-Projecto educativo
- Regulamento e copias do regulamento para serem entregues aos paus
-Plano anual de actividades
-Livro de reclamações
Coordenação e direcção pedagógica
- Actividades educativas na sala devem ser feitas por um educador com formação
- Director pedagógico deve ter formação e reconhecimento do Ministro da Educação
Actividades extra curriculares
- São todas aquelas que não estão no currículo para a educação pré-escolar
Apoio à família
-Serviço de almoço e actividades socioeducativas levadas no prolongamento
-Cobrado em função do rendimento dos pais e comparticipado pelo estado
Transporte escolar
-Não é obrigatório e o custo é variável
-Em alguns lugares, têm carrinhas particulares com cintos de segurança, com um motorista e um adulto
Manutenção e fiscalização
-A gestão faz parte desde 1999 das competências das autarquias.
-O Estado é responsável por apoiar financeiramente todos os jardins de infância da rede publica
-Aplicar as orientações curriculares e respeitar o número limite das crianças
-Desrespeito das regras é sancionado pela Inspecção Geral de Educação
Modelos pedagógicos e àreas de conteudos
Ana, Maria, Mónica, Paula e Fernanda
Sem comentários:
Enviar um comentário