terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Creche e jardim infancia

Creche


Localização

-Acesso fácil

-Infra-estruturas boas

-Boa exposição solar

-Insonorizadas

-Localização central



Condições de instalação

-Edifício soalheiro

-Ventilado e arejado

-Rés do chão máximo 2 andares

-Subcave apenas para serviços de apoio

-Previamente preparado para receber crianças com necessidades especiais a nível físico

-Construção funcional e eficaz para evacuações de emergência



Salas de permanência deverão ter

-Arejamento e iluminação natural

-Aquecimento adequado



Documentação visível

-Licença autorizada

-Mapa do pessoal e respectivos horários

-Nome de director técnico

-Horário do estabelecimento

-Regulamento interno

-Mapa das refeições semanais

-Preçário normal

-Compartição do estado



Protecção e segurança

-Marcar as áreas de risco

-Combate a incêndios

-Evacuações rápida e em segurança

-Sistema eléctrico e outras maquinarias fora do alcance das crianças



Espaços obrigatórios

-Copa de leites devidamente equipadas

-Cozinha separada da sala de refeições (questões de segurança)

-2 dispensas uma para limpeza e outra para alimentos

-Sala de refeições com uma área total inferior a 9m2

-Instalações sanitárias devidamente equipadas



Berçário

-A partir dos 4 meses ate começar a andar, 8 crianças máximo

-Área mínima de 2m2/criança

-Sala parque



Sala de actividades

-Tem de ter uma sala de aprendizagem e brincadeiras com 2m2/criança

-1 sala com 10 crianças ate aos 2 anos

-1 sala com 15 crianças dos 2/3 anos





Gabinete do director

-Deve guardar os arquivos do estabelecimento e administrativos

-Pode receber os pais



Outros espaços

-1 espaço destinado ao pessoal com instalação sanitária e armários

-1 sala para receber e entregar crianças

-1 sala com cabides individuais para as crianças

-1 área exterior ara actividades ao ar livre



Equipamento e material

-Material necessário para todas as idades, cómodos e seguros

-Mesas e cadeiras

-Uma banca com torneira

-Berços individuais com altura suficiente para um adulto estar ao nível da criança em pé

-Armários fechados e outros abertos de fácil acesso



Condições gerais

-Prepara uma avaliação periodicamente

-Copias do regulamento para serem entregues aos paus

-Inscrição com documentos sobre a criança



Alimentação

-Alimentação variadas

-Bem confeccionada

-Com qualidade



Direcção técnica

-1 elemento com formação adequada e com competências para gerir o estabelecimento

-Auxiliares suficientes para atender as crianças

-Educadores com formação

-1 educador e 1 auxiliar para 8 bebes

-1 educador e 1 auxiliar para 10 crianças com 2 anos

-1 educador e 2 auxiliares para 15 crianças com 2/3 anos



Manutenção e fiscalização

A gestão faz parte desde 1999 das competências das autarquias

Jardim de Infância


Localização

-Acesso fácil

-Integrados noutros equipamentos colectivos, por exemplo Creche e Primária

-Não se encontrar perto de outros Jardins, nem em zonas com influência maléfica para as crianças, como por exemplo, linhas áreas, industrias, lixeiras, etc



Condições de instalação

-Boa iluminação

-Rés do chão com salas

-Subcave apenas para serviços de apoio ou sanitários

-Previamente preparado para receber crianças com necessidades especiais a nível físico

-Construção funcional e eficaz para evacuações de emergência



Protecção e segurança da instalação

- Para estar bem protegido as zonas de risco devem estar separadas das salas, como a cozinha e a biblioteca

- Extintores suficientes

- Vedações e guardas com altura e resistência adaptada á segurança da criança

-Sistema eléctrico e outras maquinarias fora do alcance das crianças



Acabamentos dos pavimentos e paredes

-Pavimentos confortáveis e resistentes

-Não haver esquinas ou áreas cortantes

-Devem ser aplicados de modo a não provocar lesões ás crianças







Espaços obrigatórios

-vestiário com cabides individuais

-Cozinha

-2 espaços diferentes: uma para limpeza e outra para arrumação

-Sala de refeições

-Instalações sanitárias devidamente equipadas

-Área externa

-Espaço para os adultos com instalações sanitárias



Salas polivalentes têm de ter

- Mesas e cadeiras

- Armários fechados e abertos para guardar material

- Caixote para o lixo

- Materiais didácticos



Refeitório

-Limpo

- As crianças devem ser acompanhadas por um adulto durante a refeição (consoante o numero de crianças)



Recreio

- Vigiados por adultos conforme o número de crianças

- Caixa de areia

- Parque para brincadeiras com material específico (ex: escorrega, pneus, arcos, etc)

- Utensílios de jardinagem e rega





Lotação

-Sala deve ter entre 20 a 25 crianças

-Excepções: * Não mais de 12 crianças por educador num grupo homogéneo com crianças de 3 anos

* Zona de baixa população que pode ser estabelecido adopção de modalidades alternativas



Equipamentos

- Material resistente e cómodos para todas as idades

- Banca com lavatório e torneira



Mobiliário

- Resistentes

- Fácil limpeza e mobilidade

- Indispensável: * cavalete de pintura

* Espelho

* Expositor de livros

* Arca

* Quadros de porcelana ou ardósia





Material didáctico, de apoio e de consumo

- Resistentes, polivalentes, variados

- Agradável aos sentidos

- Material didáctico: * jogos de construção

* Puzzles

* Balança e acessórios de cozinha

* Jogos variados

* Fantoches

* Materiais de música

* Material para experiencias

* Livros

* Casinha das bonecas

* Carrinhos

* Tapete

- Material de apoio: * caixa de 1º socorros

* Aparelhagem de som e vídeo

* Máquina fotográfica

- Material de consumo: * o essencial para manuseamento das crianças para o dia-a-dia (ex: papel, tesoura, lápis, etc)



Condições gerais

-Projecto educativo

- Regulamento e copias do regulamento para serem entregues aos paus

-Plano anual de actividades

-Livro de reclamações



Coordenação e direcção pedagógica

- Actividades educativas na sala devem ser feitas por um educador com formação

- Director pedagógico deve ter formação e reconhecimento do Ministro da Educação



Actividades extra curriculares

- São todas aquelas que não estão no currículo para a educação pré-escolar





Apoio à família

-Serviço de almoço e actividades socioeducativas levadas no prolongamento

-Cobrado em função do rendimento dos pais e comparticipado pelo estado



Transporte escolar

-Não é obrigatório e o custo é variável

-Em alguns lugares, têm carrinhas particulares com cintos de segurança, com um motorista e um adulto



Manutenção e fiscalização

-A gestão faz parte desde 1999 das competências das autarquias.

-O Estado é responsável por apoiar financeiramente todos os jardins de infância da rede publica

-Aplicar as orientações curriculares e respeitar o número limite das crianças

-Desrespeito das regras é sancionado pela Inspecção Geral de Educação

Modelos pedagógicos e àreas de conteudos
 
Ana, Maria, Mónica, Paula e Fernanda

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