“O respeito pelo horário das refeições, pela introdução de novos alimentos, pelo ritmo individual de cada criança e, ainda, por uma alimentação adequada e rica são elementos a não esquecer.
Estes momentos podem constituir, também, uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da autonomia da criança, para a ocorrência de experiências sensoriais e, ainda, para a aprendizagem de competências sociais. É importante dar oportunidade à criança de poder “mexer”, levar à boca e cheirar os alimentos e que tenha uma colher para que se familiarize com este objecto e tente comer sem ajuda.”
NORMAS GERAIS:
O Serviço de alimentação contempla as seguintes refeições diárias:
- Merenda/ lanche da manhã
- Almoço
- Lanche
- Suplemento da tarde (crianças que permaneçam até mais tarde – 18h ou 19h)
Ementas elaboradas por pessoas especializadas (nutricionista)
As ementas devem estar afixadas, em local visível
A alimentação deverá ser ajustada a alergias, a intolerâncias alimentares e/ ou à necessidade de dieta, desde que:
- estas situações sejam prescritas por médico ou nutricionista
- os recursos disponíveis permitam a preparação e confecção dessas refeições
PREPARAÇÃO PARA AS REFEIÇÕES:
• Pessoa responsável por recolher informação sobre o número de refeições (presenças).
• As actividades de apoio na alimentação são aproveitadas como ocasião para estabelecer uma relação individualizada com a criança.
Promover a aquisição de competências:
- Realização de pequenas tarefas de preparação do espaço da refeição (ajudar a colocar os pratos, guardanapos e talheres na mesa);
- No período de refeições (usar a colher sozinha para comer, segurar o copo para beber);
- Normas de higiene (antes e depois das refeições).
REGRAS ANTES DAS REFEIÇÕES:
- Lavar as mãos;
- Entrar ordeiramente no refeitório;
- Bonés fora da cabeça;
- Sentar de forma organizada;
PERÍODO DAS REFEIÇÕES:
• Os períodos das refeições devem ser ocasiões agradáveis para todos os envolvidos.
• A distribuição das refeições têm em conta o apoio e promoção da autonomia das crianças na alimentação.
• Sempre que necessário, auxiliar as crianças que apresentam maiores dificuldades respeitando os ritmos de cada uma.
As crianças autónomas:
- Possuem lugar sentado à mesa, procurando-se que a sua distribuição se faça de acordo com os seus grupos naturais de actividades.
- Tomam as refeições em grupo ou individualmente, quando necessário.
- Deve-se servir primeiro a sopa a todas as crianças e só depois de terem comido a sopa, servir o segundo prato e depois a fruta. ( muitas crianças depois de verem o segundo prato já não querem comer a sopa).
TAREFAS NO PERÍODO DA ALIMENTAÇÃO
Ajudar as crianças a lavarem as mãos e colocarem os babetes.
Colocar as mesas e incentivar as crianças a fazê-lo.
Ajudar a sentarem-se.
Servir as crianças - Preparar a comida de modo a que as crianças
possam comer em segurança (espinhas, temperatura dos alimentos, ….).
Ter em atenção as crianças que necessitam de uma dieta alimentar ou cuidados especiais.
Auxiliá-las sempre e transmitir regras de higiene e comportamento à mesa sempre que necessário.
Durante as refeições sentar-se à mesa com as crianças e usar esse tempo para:
- Desenvolver competências e autonomias;
- Encorajá-las a apreciar diferentes tipos de comidas e a utilizar os diferentes utensílios;
- Alertar a criança para não comer alimentos ou usar utensílios que tenham caído no chão.
Manter as mesas limpas.
Retirar os pratos sujos.
Preparar a fruta.
Gerir os conflitos.
Tomar atenção à refeição e posteriormente comunicar aos familiares a falta de apetite da criança ou outras situações.
REGRAS NO PERÍODO DAS REFEIÇÕES:
Sempre que possível ajudar a servir os companheiros (crianças mais velhas)
Comer sempre a sopa (ponto de honra)
Comer de boca fechada
Não gesticular com os talheres na mão
Usar adequadamente os talheres
Limpar a boca antes de beber pelo copo
Enxugar a boca após beber qualquer liquido
Falar baixo e um de cada vez
Não falar com alimentos na boca
Mastigar os alimentos
Não comer nem muito depressa nem muito devagar
Não apoiar os cotovelos na mesa
Levantar o dedo sempre que necessite de algo
Arrumar e limpar adequadamente o seu lugar
Não deitar papéis ou água para o chão
Ajudar a pôr correctamente a mesa
À mesa
A mãe, se me vê
comer com a mão,
prega-me logo
uma lição.
Então tentei
comer com o pé:
Tirei sapato,
tirei a meia…
Ia levando uma tareia.
Mas amanhã
não ralham comigo
pois vou comer
pelo umbigo.
Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário