quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

NA HORA DAS REFEIÇÕES

“O respeito pelo horário das refeições, pela introdução de novos alimentos, pelo ritmo individual de cada criança e, ainda, por uma alimentação adequada e rica são elementos a não esquecer.


Estes momentos podem constituir, também, uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da autonomia da criança, para a ocorrência de experiências sensoriais e, ainda, para a aprendizagem de competências sociais. É importante dar oportunidade à criança de poder “mexer”, levar à boca e cheirar os alimentos e que tenha uma colher para que se familiarize com este objecto e tente comer sem ajuda.”



NORMAS GERAIS:



 O Serviço de alimentação contempla as seguintes refeições diárias:

- Merenda/ lanche da manhã

- Almoço

- Lanche

- Suplemento da tarde (crianças que permaneçam até mais tarde – 18h ou 19h)



 Ementas elaboradas por pessoas especializadas (nutricionista)

 As ementas devem estar afixadas, em local visível

 A alimentação deverá ser ajustada a alergias, a intolerâncias alimentares e/ ou à necessidade de dieta, desde que:

- estas situações sejam prescritas por médico ou nutricionista

- os recursos disponíveis permitam a preparação e confecção dessas refeições



PREPARAÇÃO PARA AS REFEIÇÕES:



• Pessoa responsável por recolher informação sobre o número de refeições (presenças).

• As actividades de apoio na alimentação são aproveitadas como ocasião para estabelecer uma relação individualizada com a criança.



Promover a aquisição de competências:



- Realização de pequenas tarefas de preparação do espaço da refeição (ajudar a colocar os pratos, guardanapos e talheres na mesa);

- No período de refeições (usar a colher sozinha para comer, segurar o copo para beber);

- Normas de higiene (antes e depois das refeições).



REGRAS ANTES DAS REFEIÇÕES:



- Lavar as mãos;

- Entrar ordeiramente no refeitório;

- Bonés fora da cabeça;

- Sentar de forma organizada;



PERÍODO DAS REFEIÇÕES:



• Os períodos das refeições devem ser ocasiões agradáveis para todos os envolvidos.

• A distribuição das refeições têm em conta o apoio e promoção da autonomia das crianças na alimentação.

• Sempre que necessário, auxiliar as crianças que apresentam maiores dificuldades respeitando os ritmos de cada uma.



As crianças autónomas:

- Possuem lugar sentado à mesa, procurando-se que a sua distribuição se faça de acordo com os seus grupos naturais de actividades.

- Tomam as refeições em grupo ou individualmente, quando necessário.

- Deve-se servir primeiro a sopa a todas as crianças e só depois de terem comido a sopa, servir o segundo prato e depois a fruta. ( muitas crianças depois de verem o segundo prato já não querem comer a sopa).



TAREFAS NO PERÍODO DA ALIMENTAÇÃO



 Ajudar as crianças a lavarem as mãos e colocarem os babetes.

 Colocar as mesas e incentivar as crianças a fazê-lo.

 Ajudar a sentarem-se.

 Servir as crianças - Preparar a comida de modo a que as crianças

possam comer em segurança (espinhas, temperatura dos alimentos, ….).

 Ter em atenção as crianças que necessitam de uma dieta alimentar ou cuidados especiais.

 Auxiliá-las sempre e transmitir regras de higiene e comportamento à mesa sempre que necessário.

 Durante as refeições sentar-se à mesa com as crianças e usar esse tempo para:

- Desenvolver competências e autonomias;

- Encorajá-las a apreciar diferentes tipos de comidas e a utilizar os diferentes utensílios;

- Alertar a criança para não comer alimentos ou usar utensílios que tenham caído no chão.

 Manter as mesas limpas.

 Retirar os pratos sujos.

 Preparar a fruta.

 Gerir os conflitos.

 Tomar atenção à refeição e posteriormente comunicar aos familiares a falta de apetite da criança ou outras situações.



REGRAS NO PERÍODO DAS REFEIÇÕES:



 Sempre que possível ajudar a servir os companheiros (crianças mais velhas)

 Comer sempre a sopa (ponto de honra)

 Comer de boca fechada

 Não gesticular com os talheres na mão

 Usar adequadamente os talheres

 Limpar a boca antes de beber pelo copo

 Enxugar a boca após beber qualquer liquido

 Falar baixo e um de cada vez

 Não falar com alimentos na boca

 Mastigar os alimentos

 Não comer nem muito depressa nem muito devagar

 Não apoiar os cotovelos na mesa

 Levantar o dedo sempre que necessite de algo

 Arrumar e limpar adequadamente o seu lugar

 Não deitar papéis ou água para o chão

 Ajudar a pôr correctamente a mesa





À mesa


A mãe, se me vê


comer com a mão,


prega-me logo


uma lição.






Então tentei


comer com o pé:


Tirei sapato,


tirei a meia…


Ia levando uma tareia.






Mas amanhã


não ralham comigo


pois vou comer


pelo umbigo.


Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade

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