quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VISITAS DE ESTUDO

Objectivos


 Tanto as visitas de estudo como os passeios devem ter subjacentes alguns objectivos.

 Geralmente, os objectivos das visitas de estudo revelam a aprendizagem de algo ou o enriquecimento do conhecimento da criança.

 Os objectivos dos passeios revelam o sentido lúdico da aprendizagem. O principal objectivo dos passeios é a diversão, o prazer, o lazer… não se centra na aprendizagem de algo.


Questões de segurança



 Organização das crianças (estratégias)

- Agrupar as crianças duas a duas, em fila (uma criança mais velha com uma criança mais nova).

Sentido de responsabilidade

- A educadora/animador/professor no início da fila e o técnico de acção educativa no fim da fila ou vice-versa.



 Conversar com as crianças sobre algumas regras de segurança que devem ter em conta:

- Não se afastar do grupo;

- Não largar a mão do colega;

- Não falar nem aceitar nada de estranhos;

- Pedir ao adulto quando quer ir à casa-de-banho;

- Não correr… não saltar…

- Pedir a colaboração dos pais (convidar os pais para irem à visita-de-estudo /passeio);
Quanto mais adultos estiverem presentes mais seguro será.



 Durante a visita:

- Caminhar sempre no passeio;

- Ir verificando/contando o grupo de crianças para certificar que estão todas;



 Viagem de regresso:

- Contar as crianças antes de entrar no autocarro;



 Identificar as crianças com crachás ou pulseiras (nome da criança, nome do estabelecimento de ensino, e dois n.ºs de telemóveis de adultos);

 Os adultos não devem ausentar-se todos ao mesmo tempo;



Vestuário



 Outono/Inverno

- Não esquecer um casaco que agasalhe bem e que seja confortável para a criança de modo a que esta se consiga movimentar bem;

- Se chover um casaco impermeável;

- Gorro (se estiver muito frio);

- Botas ou sapatilhas;

- Meias de algodão;



 Primavera/Verão

- T-shirt de algodão (de preferência de cor clara);

- Calções, bermudas, calças (no caso das meninas não convém levar saia ou vestido);

- Sapatilhas ou sandálias que não exponham demasiado o pé da criança (nunca levar chinelos);

- Meias de algodão;

- Levar sempre boné ou chapéu;



Refeição



 A alimentação e o seu transporte fica a cargo da instituição;

 A alimentação deve ser transportada em lancheiras térmicas;

 As crianças devem levar na mochila o lanche da manhã e da tarde (sandes, bolicao, sumo, água, fruta). Se as crianças levarem iogurtes devem comê-los no lanche da manhã.

 Procurar um parque onde as crianças possam lanchar e almoçar confortavelmente e de preferência à sombra;

Sem comentários:

Enviar um comentário