quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Consequências Psicossociais dos Maus Tratos Infantis



Os maus tratos infantis existem desde sempre. Desde a Antiguidade, até aos tempos de hoje. A violência para com os menores manisfesta-se, de formas muito diferentes,como maus tratos fisicos, abuso emocional ou psicológico, abuso sexual, negligência, abandono , exploração do trabalho infantil, exercício abusivo da autoridade e trafico de crianças ou jovens.
Geralmente, os maus tratos privam o menor do seus direitos e liberdades, afectando, de forma concreta ou potencial, a sua saúde, desenvolvimento e dignidade. Porém não devemos esquecer que tais comportamentos deverão ser analisados tendo em conta a cultura e a época que têm lugar.
Os maus tratos infantis têm consequências a curto e a longo prazo.Essas consequências são de ordem orgânica e psicossocial. Na grande maioria dos casos é difícil identificar e controlar os maus tratos infantis.
Os maus tratos intrafamiliares são aqueles que mais graves consequências têm para crianças e jovens, dado que se verifica uma profunda quebra de confiança e uma importante perda de segurança em casa, o que constitui uma ameaça para o seu desenvolvimento.
A longo prazo, a gravidade das consequências depende de vários factores , entre os quais:
a) Tipo e duração do abuso;
b) Grau de relacionamento com o abusador;
c) Idade do menor;
d) Nível de desenvolvimento do menor;
e) Personalidade do menor;
f) Nível da violência e das ameaças sofridas;
De uma forma geral, podemos considerar, a longo prazo, várias consequências psicossociais. Existem consequências a nível cognitivo, afectivo, comportamentais, e psiquiátricas.
As principais consequências a nível cognitivo, são défice intelectual, défice de linguagem e baixo rendimento académico ou profissional.
Já as consequências afectivas são baixa auto-estima, sensações de medo, angústia e raiva, disfunções sexuais e tentativas de suicídio.
Existem também várias consequências comportamentais e que afectam directamente a vida diária, e futura de uma criança ou jovem vitima de maus tratos. Essas consequências são dificuldades de relacionamento interpessoal, escasso reconhecimento das emoções, isolamento, agressividade, dificuldade na percepção e aceitação das normas morais e sociais, sentimentos de culpabilidade, baixa iniciativa e motivação, violência conjugal, maus tratos aos seus próprios filhos, reproduzindo a violência de que foi vitima em criança, violência e tentativas de suicídio associadas à gravidez e no período pós-parto, toxicodependência, prostituição e conduta anti-social e delinquente.
Por fim existem as consequências psiquiátricas, como por exemplo, neurose, depressão, psicose, transtornos múltiplos da personalidade e tendências dissociativas.
Em suma, os maus tratos infantis por vezes são muito dificeis de detectar, trazem consequências gravissimas para as crianças e jovens, quer a curto quer a longo prazo. Em determinados casos as consequências são de tal forma graves que levam ao suicídio.

Módulo Relacionamento Empático e Afectivo
Grupo 4 ( Cátia, Elisabete, Sandra, Elisa)

Sem comentários:

Enviar um comentário