quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Grandes birras pequenos truques



As birras são uma manifestação que caracteriza o desenvolvimento psico-afectivo normal.
As birras incontroláveis, assim como, a agressividade excessiva e os estados de agitação, que provocam desajustes na dinâmica familiar constituem um dos principais motivos de consulta pedopsiquiátrica na primeira infância.
Num estudo feito em crianças dos 0 aos 4 anos, referenciadas por alterações do comportamento, concluiu tratar-se de um grupo muito heterogéneo, compreendidas como vítimas de uma situação traumática, apresentando dificuldades constitucionais ou maturativas, problemas interaccionais ou ainda uma combinação destes factores.
Existem birras consideradas normais e saudáveis, como por ex, medir forças com os pais ou tentar ter o controlo da situação:
Francisco de 3 anos diz á mãe que quer tomar banho de meias, ao que esta tenta explicar que tem de lavar os pés. Francisco contesta com a mãe dizendo que não tem os pés sujos, porque não esteve a brincar no parque. A mãe assume o controlo da situação entrando na banheira sem meias, mostrando ao filho que é assim que deve tomar banho.
Assim se demonstra que uma das maneiras de controlar as birras é explicar, exemplificar, prestar atenção, não desvalorizando os sentimentos da criança e pelo contrário, respondendo com o maior truque que conhecemos que é a nossa afectividade.
Podemos por último verificar que as birras são um factor a ter em atenção e observação no comportamento humano, aparecem de várias formas podendo ser saudáveis ou não. Devemos permanecer em alerta.

Módulo Relacionamento Empático e Afectivo
Grupo 3 (Marília, Fátima, MªJosé, Anabela)

Sem comentários:

Enviar um comentário