quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bullying


Bullying caracteriza-se por comportamentos agressivos, que podem ser praticados por um único indivíduo, o agressor, ou por um grupo de agressores, e tem como principal objectivo praticar uma “ acção negativa” a um indivíduo (vitima), ou a um grupo.

O agressor, geralmente, é uma criança/jovem com problemas emocionais, impulsiva, que não tolera a frustração e apresenta comportamentos dominadores face a terceiros, às vítimas. Na sua grande maioria, os agressores não toleram regras de conduta e respondem com violência a qualquer acção em que intervenham.

Os agressores, na sua generalidade, transmitem uma imagem fora de casa que na realidade não corresponde à sua vivência familiar. Na grande maioria dos casos são inseguros e vítimas de violência no seio parental e familiar. Têm uma elevada noção de agressão, e a noção de que os seus actos humilham os outros, todavia estes comportamentos fazem - nos sentir os melhores do mundo. Poderemos dizer que os agressores, por vezes sofrem de um défice de auto-estima.

O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.

As vítimas na maioria das vezes são crianças e jovens sensíveis, geralmente com grande sucesso escolar, inteligentes e com boas relações familiares.

Na grande maioria dos casos quando são vítimas de bullying não compreendem porque o são, são humilhadas constantemente e têm dificuldade em lidar com isso.

Por não compreenderem porque estão a ser humilhadas, não sabem o que devem fazer, uma vez que não vivenciam este tipo de situações diariamente, tornam-se assim “presas fáceis” para os agressores. Estes insultos são tidos como verdadeiros para as vítimas uma vez que têm uma baixa auto-estima.

O bullying provoca, vários efeitos psicológicos e sociais negativos, assim como emoções negativas nas vítimas, nomeadamente:

Emoções Negativas

· Medo;

· Raiva, ou Frustração;

· Humilhação;

· Rejeição;

· Isolamento;

· Ansiedade;

Comportamentos a curto - prazo nas vítimas:

· Falhas nos trabalhos escolares;

· Baixa atenção nas aulas;

· Discussões ou Lutas;

· Mudança de Amigos;

· Perda frequente de dinheiro e material;

Comportamentos a longo – prazo nas vítimas:

· Depressão;

· Diminuição total do interesse na escola;

· Problemas disciplinares;

· Violência contra os outros;

· Fugas;

· Tentativas de Suicídio;

Comportamentos sociais nas vítimas:

· Isolamento;

· Dificuldade em arranjar amizades;

· Distanciamento dos adultos;

· Timidez.

Módulo Relacionamento Empático e Afectivo

Grupo 4 ( Ana Luísa, Sandra, Cátia e Elisabete)

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