Bullying caracteriza-se por comportamentos agressivos, que podem ser praticados por um único indivíduo, o agressor, ou por um grupo de agressores, e tem como principal objectivo praticar uma “ acção negativa” a um indivíduo (vitima), ou a um grupo.
O agressor, geralmente, é uma criança/jovem com problemas emocionais, impulsiva, que não tolera a frustração e apresenta comportamentos dominadores face a terceiros, às vítimas. Na sua grande maioria, os agressores não toleram regras de conduta e respondem com violência a qualquer acção em que intervenham.
Os agressores, na sua generalidade, transmitem uma imagem fora de casa que na realidade não corresponde à sua vivência familiar. Na grande maioria dos casos são inseguros e vítimas de violência no seio parental e familiar. Têm uma elevada noção de agressão, e a noção de que os seus actos humilham os outros, todavia estes comportamentos fazem - nos sentir os melhores do mundo. Poderemos dizer que os agressores, por vezes sofrem de um défice de auto-estima.
O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.
As vítimas na maioria das vezes são crianças e jovens sensíveis, geralmente com grande sucesso escolar, inteligentes e com boas relações familiares.
Na grande maioria dos casos quando são vítimas de bullying não compreendem porque o são, são humilhadas constantemente e têm dificuldade em lidar com isso.
Por não compreenderem porque estão a ser humilhadas, não sabem o que devem fazer, uma vez que não vivenciam este tipo de situações diariamente, tornam-se assim “presas fáceis” para os agressores. Estes insultos são tidos como verdadeiros para as vítimas uma vez que têm uma baixa auto-estima.
O bullying provoca, vários efeitos psicológicos e sociais negativos, assim como emoções negativas nas vítimas, nomeadamente:
Emoções Negativas
· Medo;
· Raiva, ou Frustração;
· Humilhação;
· Rejeição;
· Isolamento;
· Ansiedade;
Comportamentos a curto - prazo nas vítimas:
· Falhas nos trabalhos escolares;
· Baixa atenção nas aulas;
· Discussões ou Lutas;
· Mudança de Amigos;
· Perda frequente de dinheiro e material;
Comportamentos a longo – prazo nas vítimas:
· Depressão;
· Diminuição total do interesse na escola;
· Problemas disciplinares;
· Violência contra os outros;
· Fugas;
· Tentativas de Suicídio;
Comportamentos sociais nas vítimas:
· Isolamento;
· Dificuldade em arranjar amizades;
· Distanciamento dos adultos;
· Timidez.
Módulo Relacionamento Empático e Afectivo
Grupo 4 ( Ana Luísa, Sandra, Cátia e Elisabete)
Sem comentários:
Enviar um comentário