quinta-feira, 15 de julho de 2010

Violência Doméstica e as repercussões psicossociais na vida da criança até à idade adulta


A violência doméstica é um problema que atinge ambos os sexos e abrange todas as classes sociais, esta situação é vivida de forma silenciosa e dissimulada.

A violência doméstica exercida sobre uma criança, poderá vir a repercutir-se na sua vida futura, deste modo em adulto, esta criança apresentará provavelmente, ao nível do comportamento social, como por ex, dificuldade de relacionamento em grupo, depressão, isolamento, delinquência, etc.

A nível das relações afectivas, apresenta dificuldade na expressão de sentimentos e por vezes alguma agressividade e ansiedade.

Futuramente será um indivíduo propenso a fortes índices de stress, sujeito a intensificar e constante preocupação com o possível perigo.

São pessoas fechadas no seu próprio mundo de desconfiança, medo e angústia.

Maior complexidade julgamento do bem e do mal, maior identificação com pares do mesmo sexo (violência doméstica homem = agressor, mulher = vítima).

Insucesso escolar, alcoolismo e toxicodependência são fortes agravantes da violência doméstica.

Manipulação dos outros membros da família, através da chamada de atenção com base em sintomas psicossomáticos, problemas de sono e alimentação, confusão mental, baixa auto estima entre outros sintomas.

A violência sexual é uma das vertentes da violência doméstica que engloba actos sexuais não consentidos (violação), resultando por vezes uma gravidez indesejada, o que conduz a uma alteração geral ou parcial do seu projecto de vida.

A ultrapassagem dos efeitos psicológicos, posteriores a uma situação de vitimação pode revelar-se extremamente difíceis, algumas pessoas chegam a recear perder o equilíbrio psíquico.

As consequências deste estado são ambivalência relacionada com as suas emoções:

Solidão, culpa, raiva, desconfiança, tristeza, falta de motivação, perda de memória, redução da atenção/concentração, medos e fobias e inibição do auto confiança.

Poderão ser também observadas algumas consequências físicas, perda de energia, diminuição de resistência entre outras.

As crianças que evidenciam a violência doméstica durante o período de crescimento, desenvolvem de um modo geral sentimentos de agressividade, que futuramente se tornarão potenciais agressores.

Módulo Relacionamento Empático e Afectivo

Grupo 3 (Marília, Fátima, MªJosé, Anabela)

Sem comentários:

Enviar um comentário