A violência doméstica é um problema que atinge ambos os sexos e abrange todas as classes sociais, esta situação é vivida de forma silenciosa e dissimulada.
A violência doméstica exercida sobre uma criança, poderá vir a repercutir-se na sua vida futura, deste modo em adulto, esta criança apresentará provavelmente, ao nível do comportamento social, como por ex, dificuldade de relacionamento em grupo, depressão, isolamento, delinquência, etc.
A nível das relações afectivas, apresenta dificuldade na expressão de sentimentos e por vezes alguma agressividade e ansiedade.
Futuramente será um indivíduo propenso a fortes índices de stress, sujeito a intensificar e constante preocupação com o possível perigo.
São pessoas fechadas no seu próprio mundo de desconfiança, medo e angústia.
Maior complexidade julgamento do bem e do mal, maior identificação com pares do mesmo sexo (violência doméstica homem = agressor, mulher = vítima).
Insucesso escolar, alcoolismo e toxicodependência são fortes agravantes da violência doméstica.
Manipulação dos outros membros da família, através da chamada de atenção com base em sintomas psicossomáticos, problemas de sono e alimentação, confusão mental, baixa auto estima entre outros sintomas.
A violência sexual é uma das vertentes da violência doméstica que engloba actos sexuais não consentidos (violação), resultando por vezes uma gravidez indesejada, o que conduz a uma alteração geral ou parcial do seu projecto de vida.
A ultrapassagem dos efeitos psicológicos, posteriores a uma situação de vitimação pode revelar-se extremamente difíceis, algumas pessoas chegam a recear perder o equilíbrio psíquico.
As consequências deste estado são ambivalência relacionada com as suas emoções:
Solidão, culpa, raiva, desconfiança, tristeza, falta de motivação, perda de memória, redução da atenção/concentração, medos e fobias e inibição do auto confiança.
Poderão ser também observadas algumas consequências físicas, perda de energia, diminuição de resistência entre outras.
As crianças que evidenciam a violência doméstica durante o período de crescimento, desenvolvem de um modo geral sentimentos de agressividade, que futuramente se tornarão potenciais agressores.
Módulo Relacionamento Empático e Afectivo
Grupo 3 (Marília, Fátima, MªJosé, Anabela)
Sem comentários:
Enviar um comentário