quarta-feira, 28 de julho de 2010

Menino selvagem de L`Aveyron


O menino apresenta uma postura primitiva curvada sobre as duas pernas e dois braços, com muita agilidade motora, cabelo e unhas grandes, desprovido de roupas pois não tem percepção do quente – frio no corpo, imitando os animais com os quais tem contacto. Apresenta também uma personalidade selvagem e um instinto animal para resolver as situações que lhe surgem como trepar às árvores, dormir nas tocas, procurar e descascar grãos e fruta e reagir agressiva e violentamente ao ataque para se defender e alimentar.
Manifesta ausência da linguagem verbal e humana, utilizando apenas grunhidos, gritos e guinchos para se expressar em reacção a outros sons familiares na natureza.
Depois de inserido num ambiente humano, mas desprovido de amor, ainda reage de forma selvagem continuando o comportamento que tinha na selva.
Mais tarde, inserido num ambiente familiar, onde recebe amor e atenção, desenvolve a noção de comportamentos sociais, estabelece limites, controla as suas frustrações e desenvolve, embora com muita persistência a linguagem e o raciocínio.
Embora tenha havido progressos no seu desenvolvimento, haverá sempre limitações, principalmente a nível da linguagem.
Ao longo da sua vida, nunca conseguirá, em comparação com uma criança criada num ambiente normal, atingir o êxito de ser um adulto cujos comportamentos permitam a total integração na sociedade.

Módulo Relacionamento empático e afectivo
Grupo 1 - SOFIA, MANUELA, ANABELA , ALBINA

Sem comentários:

Enviar um comentário