sexta-feira, 30 de julho de 2010

Menino selvagem Victor de L`Aveyron


Ao vermos o filme, deparamos-nos com uma criança que mais parecia um animal selvagem, criado pela floresta.
A criança não possuia uma postura correta, nomeadamente, não andava com uma postura vertical, era quadrúpede, andava apoiado nos 4 membros.
Não expressava por palavras o que desejava, apenas entendia a linguagem animal e os comportamentos animais.
Não tinha coportamentos socialente aceites, como por exemplo, não usava roupa, não estava habituado a conviver com outros seres humanos.
A imagem de casa que possuía era de uma toca como os animais.
Subia com bastante facilidade ás arvores o que mostra que possuía habilidades adquiridas pela observação de outros animais por instinto e não pelos humanos. Tinha um olfacto bastante mais desenvolvido que o resto dos sentidos, seguido do paladar, audição, visão e por fim o tacto.
Quando foi levado para a sociadade deparou-se com um meio oposto ao que estava habituado, inicialmente as pessoas pensavam que ele era surdo e mudo.
Foi acolhido por um médico que se interessava pelo estudo do menino para ganhar fama.
Em casa do médico a criança era tratada por uma governanta.
A governanta tratou da higiene pessoal da criança, vestiu-o, calçou-o, dando-lhe uma imagem mais padronizada com a socidade.
Aprendeu a gesticular para exprimir as suas necessidades, para treinar, a memória, a fala, audição. O médico fazia jogos de lógica, associação de objectos a imagens e a palavras, quando na acertava era castigado, para poder distinguir o bem do mal. Porem o contrário também acontecia pois era recompensado quando realizava bem as suas tarefas.
Em suma, com o passar do tempo e com os exercicios, Victor conseguiu desenvolver algumas das suas capacidades porem nunca as atingiu na sua plenitude como uma criança da sua idade criada no meio social.
As capacidades que o Victor desenvolveu foram a linguagem, já sabia se exprimir, já tinha sentido de justiça. Possuía já um andar com uma postura vertical e já se orientava sozinho.

Módulo Relacionamento Empático e Afectivo

Grupo 4 ( Ana Luísa, Sandra, Cátia e Elisabete)

Sem comentários:

Enviar um comentário